MÍDIA
Mídia- Educação no contexto escolar mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis.
(Texto- Silvio da Costa Pereira)
A presença dos meios de comunicação em nossas vidas nos dias de hoje torna-se indispensável, para que deles possamos nos apropriar de forma crítica e criativa, e são compreendidos como espaços educativos e socializadores.
A linguagem dos meios de comunicação pode ser classificada em três códigos: verbal, icônico/imagem e sonoro, desta forma a alfabetização/letramento nas mídias são tão importantes quanto os textos impressos.
Para tanto, não há mídia que não possa ser utilizada na educação, assim a educação deve se dar em duas dimensões: como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo, caminhando para uma terceira “o uso como veículo de expressão”.
Segundo British Film Institute (BFI), a abordagem curricular está baseada em seis conceitos: Agências - produção de mídias junto aos alunos. Categorias - notícias, esportes, novelas, e outros. Tecnologia - tomada de consciênca do que pode ser feito com as tecnologias. Linguagem - o trabalho deve estimular a observação a respeito das características que estão presentes. Audiências - constroem sentidos a partir dos textos midiáticos. Representação - implica em problematizar a forma como o mundo é visto através dos textos midiáticos.
A pesquisa de campo propriamente, feita pelo autor, implica que as mídias estão presentes na vida das pessoas a assim na educação, no entanto as escola/professores, ainda não utilizam as mídias em sua totalidade, não há formação suficiente ou adequada que promova ou estimule usos críticos e criativos. Dos conceitos citados anteriormente, os conceitos agência, categoria e audiência foram os menos abordados. Isso aponta um caminho em construção, que quer ultrapassar o simples uso para chegar a um uso reflexivo e também expressivo.
curso: eproinfo
cursistas: Edimara e Giovana
curso: eproinfo
cursistas: Edimara e Giovana
Nenhum comentário:
Postar um comentário