quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Mídias- Silvio da Costa
MÍDIA
Mídia- Educação no contexto escolar mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis.
(Texto- Silvio da Costa Pereira)
A presença dos meios de comunicação em nossas vidas nos dias de hoje torna-se indispensável, para que deles possamos nos apropriar de forma crítica e criativa, e são compreendidos como espaços educativos e socializadores.
A linguagem dos meios de comunicação pode ser classificada em três códigos: verbal, icônico/imagem e sonoro, desta forma a alfabetização/letramento nas mídias são tão importantes quanto os textos impressos.
Para tanto, não há mídia que não possa ser utilizada na educação, assim a educação deve se dar em duas dimensões: como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo, caminhando para uma terceira “o uso como veículo de expressão”.
Segundo British Film Institute (BFI), a abordagem curricular está baseada em seis conceitos: Agências - produção de mídias junto aos alunos. Categorias - notícias, esportes, novelas, e outros. Tecnologia - tomada de consciênca do que pode ser feito com as tecnologias. Linguagem - o trabalho deve estimular a observação a respeito das características que estão presentes. Audiências - constroem sentidos a partir dos textos midiáticos. Representação - implica em problematizar a forma como o mundo é visto através dos textos midiáticos.
A pesquisa de campo propriamente, feita pelo autor, implica que as mídias estão presentes na vida das pessoas a assim na educação, no entanto as escola/professores, ainda não utilizam as mídias em sua totalidade, não há formação suficiente ou adequada que promova ou estimule usos críticos e criativos. Dos conceitos citados anteriormente, os conceitos agência, categoria e audiência foram os menos abordados. Isso aponta um caminho em construção, que quer ultrapassar o simples uso para chegar a um uso reflexivo e também expressivo.
curso: eproinfo
cursistas: Edimara e Giovana
curso: eproinfo
cursistas: Edimara e Giovana
terça-feira, 26 de julho de 2011
Planejamento de atividade
TEMA: APRENDER BRINCANDO.
PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE: CIRCUITO COM DANÇA DA CADEIRA
APLICADO: DIA 19 DE JULHO DE 2011.
PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS DE 1 ANO À 1 ANO E MEIO.
GRUPO: EDIMARA E GIOVANA.
RELATÓRIO
A turma aceitou bem a atividade proposta, as crianças participaram da brincadeira dança da cadeira, em seguida cada uma foi encaminhada para o circuito, composto em subir e descer uma caixa, rolar no colchão, passar por baixo de uma cadeira, por dentro do túnel e entrar na piscina de bolinhas.
Todos ficaram curiosos, ao som de CD as crianças foram rodando e quando a música parou, sentaram-se nas cadeirinhas, algumas que só queriam segurar a cadeira, outras sentar-se antes da música parar mas quando orientados continuaram bem bonitos. Os menores encontraram dificuldade ao subir e descer da caixa, outros preferiram ficar sentados em cima da caixa e não descer; todos adoraram rolar pelo colchão mas ao entrarem no túnel alguns ficaram receosos, pois ainda não estão acostumados com esse tipo de brincadeira. Porém com a ajuda de um adulto as crianças ficaram mais confiante e tudo deu certo, divertiram-se muito e principalmente, desenvolveram habilidades esperadas e desejadas. É importante salientar que a brincadeira circuito pode ser adaptado a qualquer faixa etária e disciplina, e com diferentes tipos de recursos.
Percebemos que nossas crianças são muito espertas, elas aprendem com facilidade e enfrentam os obstáculos com persistência, não desanimando facilmente. E que a partir do circuito como brincadeira, pode-se dar continuidade a outras atividades intelectuais, de raciocínio como por exemplo a compreensão da sequência , de movimento e de ritmos.
É com essa faixa etária seria interessante a ficha de acompanhamento feita pelo professor a qual é anotado as facilidades e dificuldades que a criança teve em realizar tal atividade, para que em outra oportunidade que seja repetida a brincadeira possa ter mais clareza de alguns avanços conquistados, movimentos adquiridos que antes não tinham, enfim progresso que os pequenos fazem a cada novo incentivo ou desafio feito a eles.
Assinar:
Comentários (Atom)